LAÇOS DE RITA


Nunca tinha reparado como é curioso um laço...
Uma fita dando voltas que se enrosca...
Mas não embola.
Vira,revira, circula e pronto:
Está dado o laço.
Assim como um abraço:
Coração com coração
Tudo isso cercado de muito braço.
É assim que é o laço:
Um abraço no presente...
No cabelo...
No vestido...
Em qualquer coisa que faço.
E quando puxo uma ponta,
O que é que acontece?
Vai escorregando... devagarzinho... Desmancha... desfaz o abraço.
Solta o presente, o cabelo...
E na fita que curioso,
Não faltou nenhum pedaço.
Ah! Então é assim o amor, a amizade.
Tudo o que é sentimento?
Como um pedaço de fita?
Enrosca, segura um pouquinho,
Mas pode desfazer a qualquer hora, Deixando livre as duas pontas do
laço.
Por isso é que se diz:
Laço afetivo, laço de amizade...
E quando alguém briga, então se diz: Romperam-se os laços...
Assim é o amor...
Não prende, não escraviza,
Não aperta, não sufoca.
Porque quando vira nó,
Já deixou de ser laço.

Mário Quintana

domingo, 27 de setembro de 2009

E por falar em tempo, nossa, já estamos quase chegando o Natal, e aqui está um painelzinho que fiz de um bloquinho que ganhei de uma amiga da net.
Hoje 27 de Setembro, dia de Cosme e Damião, de quem minha avó era devota, e dia que ela escolheu para nos deixar , 14 anos se passaram e na minha mente a presença dos dois, dela e meu avô, ainda permanece intocável em minha memória.


Ainda recordo a voz dessa portuguesa maravilhosa, que nunca conseguiu pronunciar meu nome certo, ela sempre me chamou de rrritinha, que nos colocou no colo em momentos difíceis, e que ainda embala o meu imaginário. Por vezes, quando elevo a minha alma, eu a escuto, se é loucura, não sei, mais várias vezes a escuto.


Vovó tinha uma maneira singular de ver o outro. Quando falávamos com ela........fulano é tão feinho........, ela prontamente respondia..............ahhhhhhh mais tem dentes muito bonitos, essa era minha avó, tudo era bom pra ela, tudo era bonito. Meu lado de Poliana de ver a vida, vem dai.


Lembrei de uma frase, que elucida, essa maneira Poli de ser.



"Tem gente que entra na floresta, e só vê mato"


Faço um esforço diário para não ver mato em minha vida, de todas as experiências tento ver algo de bom, algo que me faça ir adiante.







2 comentários:

  1. Eliane : Ahhhhh....Que saudades da vovozinhaaaa...verdade, todos para ela eram bonitos...vovoooo, que fofo!!!!!! Muitas saudades.

    ResponderExcluir
  2. E tens o dom da escrita tb... que lindo vc falando de sua vó!!! Tenho saudades da minha tb...
    beijão

    ResponderExcluir