LAÇOS DE RITA


Nunca tinha reparado como é curioso um laço...
Uma fita dando voltas que se enrosca...
Mas não embola.
Vira,revira, circula e pronto:
Está dado o laço.
Assim como um abraço:
Coração com coração
Tudo isso cercado de muito braço.
É assim que é o laço:
Um abraço no presente...
No cabelo...
No vestido...
Em qualquer coisa que faço.
E quando puxo uma ponta,
O que é que acontece?
Vai escorregando... devagarzinho... Desmancha... desfaz o abraço.
Solta o presente, o cabelo...
E na fita que curioso,
Não faltou nenhum pedaço.
Ah! Então é assim o amor, a amizade.
Tudo o que é sentimento?
Como um pedaço de fita?
Enrosca, segura um pouquinho,
Mas pode desfazer a qualquer hora, Deixando livre as duas pontas do
laço.
Por isso é que se diz:
Laço afetivo, laço de amizade...
E quando alguém briga, então se diz: Romperam-se os laços...
Assim é o amor...
Não prende, não escraviza,
Não aperta, não sufoca.
Porque quando vira nó,
Já deixou de ser laço.

Mário Quintana

quinta-feira, 30 de setembro de 2010




Divinos bloquinhos que vieram diretamente de João Pessoa. É da Inger...."babem" com os detalhes dos bordados. Inger deve estar bem feliz com a conclusão de sua primeira etapa, porque simplesmente está divina. Obrigada amiga por nos abençoar com tão belas imagens.




Olá meninas, uhhhhh será que está despontando a nossa vencedora????? É galera, a Carolina Carmelo já está de posse de sua quinta etapa, e o melhor , pertinho de concluir o topo deste lindo projeto. Parabéns Carol, é muito gostoso ver o seu entusiasmo.









Aninha Lobo já deu partida no seu projeto, e foi generosa em mostrar seus dois primeiros blocos em lindos tons de rosa antigo
Fico muito feliz em abrir o email e ver os bloquinhos se multiplicando. Tá desanimadinha hoje? Fica não....vai bordar, aproveita pra orar enquanto borda, ou ver um filme gostoso, tomar um café quentinho, hummm com bolinho de fubá. Aproveite bem o seu dia ele é único.
Será que volto a tarde????

segunda-feira, 27 de setembro de 2010









Estes lindos bloquinhos são da Bia Cardeal. Bia é de Santa Catarina, professora de patchwork, ilustradora de lindos papeis de decoupage, já publicou dois livros e eu presumo que já plantou uma árvore. Tem um filho lindo chamado Natan, que quando sorri irradia simpatia.
Bia, que tal nos brindar com desenvolvimento de projetos? Capacidade e talento você tem de sobra, e também muito bom gosto, seus blocos ficaram lindos. Vamos visitar e prestigiar o blog da Bia? http://mariaretalho.blogspot.com/

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Carolina veio nos brindar nesta sexta-feira, com a suavidade serena de seus blocos. Parabéns Carol, lindo conjunto.





Hoje a tarde, montei mais dois blocos do projeto Tail Feathers, tem sido um grande desafio a confecção deste projeto, é muito trabalhoso e esses quadradinhos de uma polegada ...ufa.... e ainda estou fazendo ele a máquina, o que me gera um grande desgaste pois não consigo ainda ter intimidade com a "bichinha".
Mudando de assunto. Vocês viram a lua ontem???? Uauuuu.... fui caminhando com meu marido até a praia, a muito tempo não via uma imagem tão linda, impossível não agradecer a Deus por tamanha beleza.
Talvez amanhã eu não passei pela net, pois estarei de castigo estudando matemática financeira, logo eu que detesto exatas, mas fazer o que né?
Beijos Um maravilhoso Final de Semana..... Vá ver a lua, aproveita e faz umas "bruxariaszinhas"....quem sabe não surge um novo amor, um novo emprego....... quem sabe... yo no creo en brujas pero que las hay, las hay......














quinta-feira, 23 de setembro de 2010








A Estelinha já completou sua segunda etapa....... mas vou brigar em público aqui com ela.... eu acabei de ler o seu comentário no post anterior, só não te liguei porque estou com a garganta em frangalho, como você tem coragem e cara de pau de falar isso dos seus bloquinhos??????? Tá carente né? Estelinha sua opção foi muito legal, quando tiver pronto me manda esse "pano-de chão" que eu vou saber direitinho o que fazer com ele......feia, boba. Você sabe que tá bonito.....e vê se não desconta naquelas lindas criaturinhas que você coloca atrás das grades. Quando terminar a terceira coloca no chão como fez a Francine e me diz se tá feio. Te adoro sua carente.



Olha a Francine com sua terceira etapa prontinha e já de posse da quarta, dá-lhe Fran arrasando heim.





A Aninha Bonati não teve medo de arriscar nas cores, e olhem que explosão visual ficou. Só agora percebi que ela está trabalhando com fustão e é bem difícil trabalhar com fustão. Parabéns Ana isso demonstra segurança e audácia, se fosse uma entrevista para colocação de mercado, isto contaria muito a favor....kkkk coisas de psicóloga.


Beijos Meninas. Vamos ver o que teremos para amanhã.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010



Um dia eu tive um "sonho"....um sonho ruim......que a dona destes bloquinhos, não queria ser mais minha amiga. Fiquei triste, e prometi que nunca mais me apegaria a alguém que não conheço pessoalmente. Graças a Deus acordei, e vi que ela estava lá com seu jeitinho calmo e carente. Como fui imatura e tola.... quem ama crianças e animais, só pode mesmo ser GENTE muito boa.
Angel, você sabe o quanto eu te admiro, e não me pergunte porque, essas coisas não se explicam no plano material. Bom....... declarações de amor a parte..... vamos aos blocos.
Esses blocos são da Angela Beagle, moradora de Tremembé-SP . Tem um lindo e educado filho chamado Gui, e mais 11 beagles lindinhos que ela irá fotografar para que eu possa colocar aqui. (são onze?). Angela pinta divinamente e tem uma relação íntima com as cores. As cores dos seus blocos denunciam a pessoa linda que você é....o calor dos corais....a espiritualidade dos violetas e a tranquilidade dos verdes, e os bordadinhos cheios de detalhes assim como ela é..... a mulher que vê beleza em insetos. Beijos Angel, vou lá te enviar a segunda etapa, fiquei tão feliz com os bloquinhos que esqueci.
Bom dia meninas, apesar da gripe, está um dia maravilhoso no Rio.
Que maravilhava abrir minha caixa de @ e encontrar os bloquinhos de vocês. Este é o segundo bloco da Rosangela, ficou bem vintage com esta combinação de floral com listras. Muito feliz esta combinação .já estou curiosa para ver o terceiro.



E a Inger continua firme e forte, na execução de sua primeira etapa. Parabéns Inger, é muito gostoso ver o seu entusiasmo com o projeto.



E aqui, minha terceira etapa concluída, na terceira etapa acabamos todos os blocos pequenos, e passamos para uma nova fase do nosso trabalho.



Até Breve.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Uiiiii voltei correndo.... Os bloquinhos da Carol caíram na minha caixa de spam..... Carol, muito obrigada por ter se apresentado, agora "euzinha" já conheço a Carol. E você conhece a Carol? Ela é de Piracicaba,tem dois filhotes, engenheira agrônoma de formação, e graças a Deus, por vocação faz coisas lindas como esta segunda etapa.





Carol seus bloquinhos me passam serenidade, já vou te enviar a terceira etapa. Beijocas.



Olha a Aninha Bonati nos prestigiando com seu primeiro bloquinho . Adorei a cor que você usou no gatinho, me fez lembrar do Tom um gatinho que foi da minha mãe..... ai que saudades do Tom.

Vamos conhecer a Aninha? É só você ir ao flickr..... tem cada bonequinha.... ui, lindas de viver

http://www.flickr.com/photos/aninhapatchic/ Também podemos visitar sua loja virtual no elo7 http://www.elo7.com.br/aninhapatchic

Aproveitando esse post da Aninha, vou dar uns pitacos. O Patchwork no Brasil, vem crescendo com muita velocidade nos últimos anos. Lembro que quando comecei, era muito difícil conseguir material, poucas lojas especializadas e etc. Hoje temos a internet, que nos dá essa oportunidade de globalização, podemos adquirir materiais e tecidos maravilhosos sem sair de nossas casas, temos o prazer de visualizar verdadeiras obras de arte , .......Mas precisamos nos unir e nos prestigiar, neste aspecto as australianas fazem o "serviço de casa" direitinho.....então moçada, vamos nos visitar, deixar recadinhos e divulgar nosso talento, pois temos criatividade suficiente e ainda lutamos com a nossa real falta de $$$$. Por este motivo, divulgo com o maior prazer os trabalhos de vocês.

Boa Semana.

domingo, 19 de setembro de 2010

Matrioskas.....existem muitos significados para essas bonecas russas chamadas matrioskas, desde símbolos políticos, até o que eu mais gosto.....a fecundidade. muita gente me pergunta sobre aplicação. Este quilt foi feito com a técnica do caseado, a mais simples e de rápida execução.

Tenho visto muito trabalho de caseado na Internet, e sinto dor na alma com o desperdício de papel cola , no meu caso uso o heatnbond lite. Então fiz um Pap de como utiliza-lo sem doer no bolso. Lembrando que o melhor lugar para se aprender é fazendo aulas de patchwork com profissionais habilitadas. Além de aprender e trocar ideias, temos a oportunidade de conhecer pessoas.

O molde da matrioska, consegui na net, e não sei o nome da fonte, mas caso queiram é só me mandar um email. rtmartins25@gmail.com que enviarei com prazer.

Risque o seu molde no lado liso do papel.



Faça dois riscos em volta do molde de mais ou menos meio centímetro, um na parte interna e outro na parte externa.


Recorte exatamente nestas linhas, como mostra a foto. Reparem que temos um bom pedaço de papel que foi retirado da parte interna do molde. Com esta sobra podemos riscar o cabelo e a carinha de nossa matrioska, sem desperdício de material, além do trabalho não ficar "chapado"



Depois de passar para o tecido a ser aplicado, recortamos o nosso molde na sua linha original, retiramos o papel e passamos para o nosso tecido base.




Aqui, todas prontinhas para serem caseadas.





Aqui, ela caseada com um mini fuxico e acrescentei um bordadinho. Temos várias ideias legais para o bolsinho, podemos bordar nomes de pessoas queridas, deixar aberta a parte de cima do bolso e colocar guloseimas para quem amamos, e o que mais você quiser. Como não tem cola em baixo temos movimento e suavidade na aplicação, e os nossos dedinhos agradecem.
Para este quilt , você vai precisar de um metro de tecido base , 70cm de tecido floral ( ou outro de sua preferência), retalhos de tecido marron para o cabelo, retalho de tecido bege para o rostinho e retalho de tecido de sua preferência para as bolsinhas. Quatro tiras de 3" para as bordas. ( eu optei por rosa, pois vou fazer o vivo depois de quiltada, com o mesmo tecido vermelho estampado que usei na boneca)
O tamanho final do quilt é de 41 1/2", ou seja 106 cm.
Os blocos de aplicação devem ser cortados com 7 3/4" no total de 13 blocos.






O nine patch são tiras de 3", cortadas no sentido da largura do tecido, no meu caso usei tecido nacional de 1,40 cm de largura.






Disposição das tiras a serem costuradas.








Depois de costuradas, cortamos de 3" em 3", e montamos nosso nine. Vamos precisar de 12 blocos de nine. E finalizamos com uma borda de 3".
Este tecido vermelho é tão lindo, pena que nas fotos ele fica parecendo coral. Qualquer dúvida , por favor pergunte, pois não sou nem um pouquinho didática e péssima fotógrafa.
Beijos Bom Domingo.









sexta-feira, 17 de setembro de 2010


A Inger, já deu partida em seus bloquinhos, e observem que maravilha de bordado. Inger estou até com vergonha dos meus. Arrasou.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Veronica já deu partida em seu projeto, muito lindo Veronica parabéns.





E Francine, já completou sua segunda etapa, e já recebeu a terceira. Uebaaaaaaa!!!!!!!